quinta-feira, 18 de julho de 2013

Prevenção da Catarata e Cegueira

Cores da saúde 17/07/2013 | 17h06

Conheça os benefícios dos alimentos amarelos e alaranjados

Frutas e legumes com essas cores ajudam na prevenção da catarata e cegueira, além possuírem ação anti-inflamatória e anti-alérgica

   
     
Conheça os benefícios dos alimentos amarelos e alaranjados  Marcelo Oliveira/Agencia RBS
Banana, cenoura, queijo mussarela, ovo, manga, mamão, abóbora, milho, banana, abacate e pimentão amarelo são alguns exemplos de alimentos com essa coloração Foto: Marcelo Oliveira / Agencia RBS
As cores dos alimentos revelam certas substâncias que são capazes de proteger e prevenir o nosso corpo contra diversas doenças. O médico Amilton Macedo, dermatologista com prática em oxidologia, afirma que uma dieta colorida tem mais chances de ser mais saudável.
— Antes de tudo, "comemos com os olhos" e um prato colorido, além de nos induzir ao prazer da comida, traz maior quantidade e diversidade de nutrientes, como boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais — afirma Macedo. 
O conhecimento popular já sabe que alimentos alaranjados, como o mamão e cenoura, ajudam a deixar a pele mais morena. Essa informação tem fundamento e é cientificamente comprovada. 
O especialista explica que esse efeito é resultado da ação do caroteno, conhecido como o pigmento da saúde, que potencializa a melanina da pele, ajuda a manter a cor e tem uma ação antioxidante. É essa substância que dá essa cor característica a alimentos como o mamão, milho, manga, gema de ovo e frutas cítricas e seu principal componente é o betacaroteno, a vitamina A, um potente antioxidante que têm como uma de suas principais funções a proteção da pele, além da visão, mucosas e do sistema imunológico. 
Cenoura, queijo mussarela, ovo, manga, mamão, abóbora, milho, banana, abacate e pimentão amarelo são alguns exemplos de alimentos desse grupo. 
— O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de frutas do mundo, mas tem se caracterizado como um país com crescente deficiência de vitamina A. Como os alimentos amarelos e alaranjados são ricos nessa substância, o ideal é ingerirmos diariamente — recomenda o médico.
Além de proteger a pele, mucosas e o sistema imunológico, são muitos os benefícios dos alimentos ricos em betacaroteno, indo da prevenção à degeneração macular ao combate à catarata e cegueira em idosos.
— Pessoas de todas as idades devem incluir em suas refeições alimentos amarelos e alaranjados, principalmente fumantes e quem consome álcool — alerta Macedo.
Confira quais são as funções que fazem dos alimentos amarelos e alaranjados fundamentais para a saúde:
Prevenção de catarata e cegueira: a luteína e a zeaxantina, que também são carotenos presentes principalmente no milho e no ovo, são importantes para a visão.
Ação anti-inflamatória: outro caroteno presente principalmente no mamão, na manga e tangerina é a betacriptoxantina, que tem uma poderosa ação anti-inflamatória, sendo um fator de prevenção e redução de infecções, alergias, doenças crônicas e a obesidade.
Antialérgica: principalmente nas frutas cítricas, como laranja, limão, acerola e maracujá, a hesperidina tem ação antialérgica e anti-inflamatória. 
BEM-ESTAR: zero hora de 18/07/2013