Levantamentos anteriores sugerem que pessoas mais velhas podem ser prejudicadas pelo grande consumo de potássio, porque seus rins são menos capazes de remover essa substância do sangue. Porém, a nova pesquisa aponta que o potássio não afeta negativamente a função renal. Segundo os autores, há grandes evidências de que os pacientes com pressão arterial elevada melhoraram após aumentarem o consumo de potássio. A pesquisa, que analisou 128 pessoas, mostrou que o aumento no consumo desse mineral beneficiou a maioria das pessoas.Comer mais banana e diminuir o consumo de sal pode prevenir milhares de mortes por acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo publicado no sitebmj.com, divulgado pelo jornal Daily Mail. De acordo com a pesquisa, pessoas com uma alta ingestão de potássio, presente na fruta, tem 24% menos risco de sofrer um AVC.
E a banana é um dos alimentos mais ricos em potássio. Cada unidade possui cerca de 420 mg do mineral, sendo que o consumo diário recomentado é de 3.500 mg. A água de coco e o espinafre são outras ótimas fontes de potássio. Outro estudo demonstrou que a redução de sal pelo período de no mínimo quatro semanas auxilia em uma diminuição significativa da pressão arterial, reduzindo o risco de derrame e ataque cardíaco.
Segundo a médica Clare Walton, da Stroke Association, a dieta saudável é uma parte fundamental da prevenção de AVC. “A pressão arterial elevada é o maior fator de risco. Fazer mudanças na dieta é um grande passo para manter a pressão sob controle”, afirmou.
No Reino Unido acontecem cerca de 53 mil mortes por AVC a cada ano. Cerca de 100 mil pessoas sobrevivem, mas ficam com sequelas. Apesar do resultado das pesquisas, o departamento de saúde britânico aconselha que idosos não tomem complementos de potássio, a menos que sejam recomendados por um médico.