VENENO FATAL *COMO PRODUZIR ARSÊNICO NATURALMENTE....* Em Taiwan, uma mulher morreu de repente com sinais de hemorragia em seus ouvidos, nariz, boca e olhos. Depois de uma autópsia preliminar, foi diagnosticado como "causa mortes" envenenamento por arsênico. Mas qual foi a origem do arsênico? A polícia, então, iniciou uma profunda e extensa investigação. Um professor de medicina foi convidado para ajudar a resolver o caso. O professor cuidadosamente examinou os restos existentes no estômago da vítima, e, em menos de meia hora, o mistério foi elucidado. O professor disse: "O óbito não se deu por suicídio nem por assassinato, a vítima morreu acidentalmente por ignorância!" "O arsênico foi produzido no estômago da vítima". A vítima tomava Vitamina C todos os dias, que por si só não é nenhum problema. O problema é que ela comeu uma quantidade grande de camarão no jantar. Entretanto, na mesma ocasião, a vítima também tomou Vitamina C; é aí onde reside o problema. Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram através de experiências, que alimentos, como camarão "casca mole" contem alta concentração de compostos de 5-potássio – arsênico. Tais alimentos frescos, por si só, não são tóxicos para o corpo humano! Entretanto, ao ingerir a Vitamina C, devido a uma reação química, o inicialmente não tóxico 5-potássio-arsênico (como anidrido também conhecido como óxido arsênico, As2 O5) se converte no tóxico 3-potássio - arsênico (ADB anidrido arsênico), também conhecido como trióxido de arsênio (As2 O3), que é popularmente conhecido como arsênico ! Dessa forma, como medida de precaução, NÃO coma camarão quando ingerir Vitamina C. VITAMINA C + CAMARÃO = VENENO FATAL |
domingo, 24 de julho de 2011
VENENO FATAL = VITAMINA "C " e "CAMARÃO"
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Curiosidades Sobre Antibióticos
Curiosidades Sobre Antibióticos
Em 1928, após inoculação de suas placas de ágar, Alexander Fleming tirou duas semanas de férias. Sabendo que não poderia examinar suas placas durante esse período, incubou-as em temperatura ambiente, em vez de 37°, para diminuir o ritmo de crescimento bacteriano. Ele não imaginava, mas suas férias iriam mudar o curso da humanidade. Penicillium cresce apenas em temperatura ambiente, mas não a 37°. No ano seguinte, Fleming comunicaria sua descoberta sobre a penicilina no British Journal of Experimental Pathology. O pesquisador não patenteou sua descoberta, pois assim seria mais fácil a difusão deste produto para uso terapêutico.
Fleming foi membro do Chelsea Arts Club, um clube privado, fundado por sugestão do pintor James McNeil Whistler. Especula-se que Alexander foi admitido após realizar "pinturas com microorganismos". As pinceladas, que inicialmente eram invisíveis, adquiriam cores intensas e vivas após incubação e crescimento das bactérias.
• Serratia marcescens – cor vermelha
• Chromobacterium violaceum – cor púrpura
• Micrococcus luteus – cor amarela
• Micrococcus varians - branca
• Micrococcus roseus – cor rosa
• Bacillus sp. – alaranjada
• Chromobacterium violaceum – cor púrpura
• Micrococcus luteus – cor amarela
• Micrococcus varians - branca
• Micrococcus roseus – cor rosa
• Bacillus sp. – alaranjada
Serratia marcescens
Chromobacterium violaceum
Micrococcus luteus
Micrococcus varians
Micrococcus roseus
Bacillus sp
CEFALOSPORINAS
Na década de 1940, as cefalosporinas foram descobertas pelo cientista italiano Giuseppe Brotzu. Ele notou que a água do mar na vizinhança de uma saída de esgoto em Gagliari ficara periodicamente mais clara, um fênomeno que ele suspeitou ser devido à produção de algum composto bactericida presente na água. Mais tarde ele identificaria o fungo Cephalosporium acremonium e demonstrou que este de fato produzia uma substância que inibia o crescimento bacteriano.
VANCOMICINA
O descobrimento da vancomicina ocorreu quando um missionário de Borneo enviou uma amostra de solo a um amigo que era químico na Eli Lilly Company. Entretanto esta não era uma simples amostra, já que o solo abrigava uma bactéria que produzia um composto com potente atividade bactericida contra bactérias gram positivas. Mais tarde, tal composto seria purificado e chamado de vancomicina, nome derivado da palavra vanquish (conquistar).
RIFAMICINAS
O nome "rifamicina" foi derivado do filme francês Rififi (1955), popular na época que esses agentes foram descobertos.
LINCOSAMIDAS
Tal classe recebeu seu nome do local onde a bactéria que produzia a lincomicina foi isolada: Lincoln, Nebraska.
REFERÊNCIAS
HAUSER, Alan R. Antibióticos na Prática Clínica. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Assinar:
Postagens (Atom)