Curiosidades Sobre Antibióticos
Em 1928, após inoculação de suas placas de ágar, Alexander Fleming tirou duas semanas de férias. Sabendo que não poderia examinar suas placas durante esse período, incubou-as em temperatura ambiente, em vez de 37°, para diminuir o ritmo de crescimento bacteriano. Ele não imaginava, mas suas férias iriam mudar o curso da humanidade. Penicillium cresce apenas em temperatura ambiente, mas não a 37°. No ano seguinte, Fleming comunicaria sua descoberta sobre a penicilina no British Journal of Experimental Pathology. O pesquisador não patenteou sua descoberta, pois assim seria mais fácil a difusão deste produto para uso terapêutico.
Fleming foi membro do Chelsea Arts Club, um clube privado, fundado por sugestão do pintor James McNeil Whistler. Especula-se que Alexander foi admitido após realizar "pinturas com microorganismos". As pinceladas, que inicialmente eram invisíveis, adquiriam cores intensas e vivas após incubação e crescimento das bactérias.
• Serratia marcescens – cor vermelha
• Chromobacterium violaceum – cor púrpura
• Micrococcus luteus – cor amarela
• Micrococcus varians - branca
• Micrococcus roseus – cor rosa
• Bacillus sp. – alaranjada
• Chromobacterium violaceum – cor púrpura
• Micrococcus luteus – cor amarela
• Micrococcus varians - branca
• Micrococcus roseus – cor rosa
• Bacillus sp. – alaranjada
Serratia marcescens
Chromobacterium violaceum
Micrococcus luteus
Micrococcus varians
Micrococcus roseus
Bacillus sp
CEFALOSPORINAS
Na década de 1940, as cefalosporinas foram descobertas pelo cientista italiano Giuseppe Brotzu. Ele notou que a água do mar na vizinhança de uma saída de esgoto em Gagliari ficara periodicamente mais clara, um fênomeno que ele suspeitou ser devido à produção de algum composto bactericida presente na água. Mais tarde ele identificaria o fungo Cephalosporium acremonium e demonstrou que este de fato produzia uma substância que inibia o crescimento bacteriano.
VANCOMICINA
O descobrimento da vancomicina ocorreu quando um missionário de Borneo enviou uma amostra de solo a um amigo que era químico na Eli Lilly Company. Entretanto esta não era uma simples amostra, já que o solo abrigava uma bactéria que produzia um composto com potente atividade bactericida contra bactérias gram positivas. Mais tarde, tal composto seria purificado e chamado de vancomicina, nome derivado da palavra vanquish (conquistar).
RIFAMICINAS
O nome "rifamicina" foi derivado do filme francês Rififi (1955), popular na época que esses agentes foram descobertos.
LINCOSAMIDAS
Tal classe recebeu seu nome do local onde a bactéria que produzia a lincomicina foi isolada: Lincoln, Nebraska.
REFERÊNCIAS
HAUSER, Alan R. Antibióticos na Prática Clínica. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja sucinto nas suas opiniões com nossas postagens, pois elas sempre terão suas fontes de pesquisas. Grato!